Uma das grandes sacadas do aTube Catcher é que, com ele, você consegue baixar vídeos e fazer a conversão dos arquivos para vários formatos diferentes. Tudo num só programa. Um outro recurso do software permite que você faça edições simples desses vídeos. Dá, por exemplo, para editar num vídeo só vários arquivos que você tenha baixado de lugares diferentes. O melhor é que ele é compatível com principais serviços de distribuição de vídeos, como YouTube, Vimeo, Megavideo, Dailymotion e etc.
A operação é mais que simples: você copia o enderço do vídeo para o software e incia o download. Em seguida, basta selecionar para qual formato você quer converter o arquivo baixado.
Detalhe: o arquivo tem como programação padrão instalar a busca do serviço Ask no seu navegador. Mas, você pode evitar essa instalação clicando em "Custom Installantion". Faça as seleções das caixas de diálogo, caso queira instalar apenas o aTube Catcher.
A mais recente versão do avast! é o avast! Free Antivirus 8, uma das melhores opções para manter o computador seguro das ameaças virtuais sem prejudicar o desempenho de outros programas executados simultaneamente.
A versão 8 do sofware conta com uma nova interface e um novo recurso para proteção de possíveis ameaças - chamado de sandbox. Essa função permite rodar programas suspeitos dentro do próprio avast!, sem causar riscos ao Windows.
Ao ser instalado, ele oferece ao usuário a opção de criar um registro. O cadastro é gratuito - como em versões anteriores - e vale por um ano. Ao registrar o aplicativo, a primeira varredura no computador é realizada para procurar possíveis ameaças que já estejam na máquina.
O avast! possui diversos modos de busca por malwares. Pode ser uma procura rápida, completa, em um dispositivo removível ou na inicialização do Windows. O avast! 8 também conta com uma lista de reputação de sites - feita a partir da opinião dos usuários - que verifica se as páginas que você acessa na web podem conter ou não ameaças para o seu computador.
O avast! 8 é compatível com o Windows XP, Vista, 7 e com o 8.
É normal o computador ficar lento depois de um tempo de uso. Além de todos os arquivos que ficam armazenados no disco rígido ainda existem informações de sistema, registros de programas, históricos de internet, cookies, entre várias outras coisas.
Na hora de liberar espaço no HD, uma das melhores opções existentes é o CCLeaner, um software que elimina todos os arquivos que não são necessários para deixar o computador mais rápido.
Ao abrir o programa, o usuário encontra uma lista de possíveis arquivos que podem ser apagados. Podem ser, por exemplo, os cookies de um navegador, ou uma lista de últimas execuções de um tocador de música. Ao escolher os tipos de arquivos, basta clicar em "Analisar" para ele buscar e eliminar o que não é mais desejado.
Ele ainda mostra o motivo da eliminação dos registros, informando ao usuário o que fez com que determinado arquivo fosse considerado desnecessário - programas desse tipo normalmente simplesmente apagam sem especificar o motivo. Assim, se o CCleaner afirmar que algo deve ser apagado mas por algum motivo você não quiser, tem a opção de cancelar a ação.
O CCleaner é compatível com Windows 2000, XP, Vista, 7 e 8.
Assistir a vídeos baixados na internet pode virar dor de cabeça. Eles podem vir em diversos formatos (DivX, MKV, XVID, MP4, 3GP, RMVB, entre outros) e para fazer cada um deles rodar é preciso baixar um codec específico e às vezes até um software específico. O K-Lite Mega Codec Pack é um pacote que simplifica tudo isso: ele instala os mais usados e configura seu computador para rodar diferentes tipos de mídia.
Além dos codecs, o K-Lite também acompanha um excelente software para rodar arquivos de mídia. O Media Player Classic é simples, leve e bastante eficiente, adiciona legendas automaticamente a arquivos de vídeo e roda diferentes tipos de mídia.
Outros recursos do pacote incluem o Tweak Tool, que procura codecs danificados e corrige possíveis erros, o MediaInfo Lite, que mostra detalhes de um arquivo de mídia, e o VobSub, para adicionar legendas SUB a filmes.
O K-Lite Codec Pack é ideal para reprodução de qualquer tipo de mídia no computador, e é extremamente simples. O melhor é que, com uma grande quantidade de codecs diferentes, não é necessário ficar procurando atualizações constantemente, já que são poucos os tipos de mídia que não são suportados por ele.
Ele é compatível com Windows XP, Vista, 7 e 8.
Muitos dos downloads feitos na internet são de arquivos compactados - seja em .zip ou .rar, ou algum outro formato. Para conseguir extraí-los é necessária a instalação de um programa, e um dos mais conhecidos e eficientes é o WinRAR.
Compactar arquivos é bastante útil, seja para enviar via internet ou mesmo para liberar espaço dentro do disco rígido - um arquivo .rar, por exemplo, pode ocupar até 30% menos espaço do que o mesmo arquivo descompactado.
O funcionamento do WinRar é simples: basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo para ver as opções para extraí-lo. E com o mesmo botão do mouse é possível compactar um arquivo ou uma pasta com facilidade. Ele ainda permite colocar senha em um arquivo para evitar que qualquer um consiga ver o que tem dentro dele.
O WinRAR é gratuito, mas também é possível comprar uma licença para desbloquear alguns recursos. No entanto, quem escolher a versão paga ganhará apenas algumas funções profissionais. Para a utilização principal, de compactar e descompactar arquivos, essa licença não é fundamental, apesar do software exibir sempre uma mensagem afirmando que é apenas uma versão de testes.
O WinRAR é compatível com o Windows 2000, ME, XP, 2003, Vista, 2008 e 7.